Ansiedade (parte 5) – A Hipnoterapia

  “Se você está deprimido, você está vivendo no passado; se você está ansioso, você está vivendo no futuro; se você está em paz, você está vivendo no presente. ” Lao Tzu A palavra ansiedade vem do latim “anxietas”, “anxius”, “anguere”  e significa angústia, ansiedade, perturbado, pouco à vontade, apertar, sufocar. A vida de uma pessoa ansiosa não é fácil, o sofrimento é constante e realmente é muito difícil conviver com o medo do futuro, afinal, tudo é tão incerto. É assim…

0
Read More

Ansiedade (parte 4) – Relaxamento

Relaxamento é exatamente o oposto de ansiedade. Não é possível estarmos relaxados e, ao mesmo tempo, ansiosos. Vivemos num mundo ansioso e acelerado e se não prestarmos atenção, somos levados por esta correria diária. Ter consciência disso e simplesmente frear já é um grande passo que podemos dar. Você já aprendeu a fazer a respiração diafragmática, o próximo passo agora é o relaxamento. O Relaxamento é um momento dedicado exclusivamente a você, uma oportunidade pessoal de descanso profundo que proporciona recuperação…

0
Read More

Ansiedade (parte 3) – A alimentação saudável

As pessoas incriminam o estresse da vida moderna como o grande vilão para doenças como a ansiedade, mas problemas nas substâncias químicas cerebrais conhecidas como neurotransmissores, que são formados também pela alimentação e influências sicas, são decisivos no processo do desenvolvimento da ansiedade. Para evitar esses efeitos negativos nas emoções, nada melhor que conhecer alimentos que auxiliam no processo do combate à ansiedade. Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e…

0
Read More

Ansiedade (parte 2) – A respiração diafragmática

Uma das melhores formas de perceber que você está ansioso é pela respiração: ela fica mais ofegante, mais rápida e mais curta. Sentir falta de ar também é um sinal de ansiedade. Nessas horas, muitos pessoas o aconselham a ter calma, contar até três e respirar bem fundo… E não é que quem diz isso tem razão? O estado de ansiedade ativa áreas do cérebro que estimulam a hiperventilação, ou seja, inalamos o ar com mais rapidez e de forma…

0
Read More

Ansiedade (parte 1) – A atividade física

Uma das formas de tratar a ansiedade sem medicamento é fazer exercício físico, uma vez que permite que o seu corpo liberte o excesso de energia acumulada. A ansiedade é um estado emocional normal que nos permite enfrentar as exigências da vida quotidiana. No entanto, quando é exagerada e excessiva e sem movo aparente real podemos estar diante de um possível transtorno da ansiedade. Existem várias formas de lidar com a ansiedade e o que vai determinar o tipo de…

0
Read More

Afinal de contas, o que é ANSIEDADE?

A ansiedade é uma das emoções mais perturbadoras que podemos sentir. Algumas vezes, chamada de medo ou nervosismo, é sempre acompanhada da sensação de estarmos diante de um perigo ou vulneráveis diante de pessoas ou situações. Às vezes, se refere a um medo específico (uma cirurgia delicada, por ex.) outras vezes é difusa – uma sensação de mal-estar generalizada. Este estado produz alterações sicas, comportamentais e cognitivas cujo objetivo é nos impulsionar para a luta/enfrentamento ou fuga dessas situações. Uma…

0
Read More

66 3498.2555 - 99996.1656
sergio@sergiocostenaro.com.br
Rua Paranatinga, 182 - Centro
Primavera do Leste - MT

 

Sergio Costenaro - 2017