Neurofeedback / Biofeedback

O desenvolvimento tecnológico vem permitindo o surgimento das mais avançadas técnicas de abordagem do funcionamento cerebral em um nível nunca visto antes. Entre as mais modernas e promissoras tecnologias para análise e modulação da mente, se destaca o Neurofeedback. O equipamento de Neurofeedback consegue detectar os padrões de ondas cerebrais e redirecioná-los para otimização do equilíbrio e potenciais cerebrais.

O Neurofeedback é uma técnica recente e está revolucionando o conceito de tratamento psicológico. Também conhecido como Eletroencefalograma Biofeedback, estimula as habilidades naturais do cérebro, regenerando e desenvolvendo suas potencialidades. Desta forma, ele pode corrigir distúrbios e aprimorar as funções cerebrais de modo mais constante.

O funcionamento do cérebro se dá através de pequenas descargas elétricas, que estabelecem as comunicações entre os neurônios. A partir de sensores dispostos no couro cabeludo, pode-se ver na tela do computador toda a atividade elétrica do cérebro em tempo real e, a partir de uma avaliação, estabelecer o que precisa ser treinado, em quais regiões do cérebro e como as informações serão dadas de volta (feedback) para o cérebro. Com o equipamento de neurofeedback pode-se treinar uma pessoa a aumentar ou diminuir a produção de qualquer uma das faixas de frequência das ondas cerebrais no local do cérebro desejado, de acordo com o estado físico e emocional que se almeja alcançar.

O aperfeiçoamento de cérebros saudáveis também pode ser realizado com o Neurofeedback, aumentando as capacidades intelectuais, cognitivas e criativas de executivos, educadores, estudantes e artistas; e também o desempenho esportivo dos atletas.

Depois de constatado, através da avaliação neurológica do cliente com a tecnologia do Neurofeedback, um funcionamento inadequado em sua atividade cerebral, elabora-se um protocolo específico de tratamento para treinamento do cérebro. A terapia do Neurofeedback pode ser aplicada nos seguintes casos: Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH; Dislexia; Discalculia; Disgrafia; Transtornos de Aprendizagem; Perturbações do Desenvolvimento; Epilepsia; Prevenção de cefaleias de tensão e enxaquecas; Ansiedade e Stress; Depressão e outras perturbações do humor; Perturbações do sono; Otimização da performance profissional e esportiva.

O aperfeiçoamento de cérebros saudáveis também pode ser beneficiado com o Neurofeedback, aumentado nossas capacidades cognitivas, de concentração, de criatividade e também no desempenho de atletas, artistas, executivos, educadores e outros profissionais.

A terapia com Neurofeedback é completamente natural e se dá através de condicionamento operante, no qual o cérebro identifica e altera as frequências das ondas cerebrais nas áreas que demandam correção.

Comumente são relatadas mudanças comportamentais a partir da 10ª sessão, embora algumas pessoas tenham fortes mudanças mesmo depois da sua primeira sessão. Contudo, são necessárias, em média, de 30 a 50 sessões, podendo ser necessárias mais sessões em casos mais graves ou complexos.

Site:

http://itallis.com.br/

Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=Zdh2A-qFo9A

https://www.youtube.com/watch?v=uxGIzYY43zA

66 3498.2555 - 99996.1656
sergio@sergiocostenaro.com.br
Rua Paranatinga, 182 - Centro
Primavera do Leste - MT

 

Sergio Costenaro - 2017