Experiência Somática

Experiência Somática é uma abordagem psicobiológica para o tratamento de ansiedade e estresse pós-traumático. Foi desenvolvida pelo Dr. Peter Levine nos EUA. Segundo ele, o trauma é fisiológico – uma espécie de paralisia (imobilidade tônica) que ocorre quando as respostas de luta e fuga não podem ser completadas numa situação de ameaça à vida.

O Dr. Peter Levine observou que os animais selvagens, apesar de rotineiramente ameaçados, não ficam traumatizados – e isto porque utilizam mecanismos inatos para descarregar os altos níveis de energia que foram ativados no Sistema Nervoso após a execução de comportamentos defensivos (lutar e fugir) e voltar ao estado original de equilíbrio.

Embora o ser humano possua os mesmos mecanismos inatos de regulação de seu organismo, estes são frequentemente inibidos pela parte “racional” do cérebro, o que impede que ocorra a descarga completa da ativação mobilizada para a sobrevivência. A energia não liberada “molda” e “alimenta” sintomas diversos e a pessoa vive como se ainda estivesse vivenciando a situação original percebida como ameaçadora.

A Experiência Somática vai ajudar o cliente a tornar o seu Sistema Nervoso mais resiliente através da modificação da base fisiológica dos sintomas de estresse pós-traumático. A pessoa é ajudada a completar as respostas fisiológicas que ficaram “congeladas” no momento traumático e descarregar a energia de alta ativação que a acompanhou um momento de medo intenso. A partir do momento em que a ativação traumática começa a baixar, o cliente começa a processar outras informações que ficaram pendentes, voltando naturalmente a uma função mais saudável.

É especialmente indicado para o tratamento do Estresse Pós-Traumático decorrente de situações habitualmente reconhecidas como traumáticas – acidentes, procedimentos cirúrgicos, complicações pré e peri-natais, violências diversas, doenças graves, desastres naturais, acidentes de carro, assaltos, perdas afetivas, entre outras situações, mas também podem decorrer de acontecimentos aparentemente insignificantes, desde que o “susto” não tenha sido completamente descarregado.

Saiba mais:

Site: www.traumatemcura.com.br

Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=reyTXEje3no

66 3498.2555 - 99996.1656
sergio@sergiocostenaro.com.br
Rua Paranatinga, 182 - Centro
Primavera do Leste - MT

 

Sergio Costenaro - 2017