Relaxamento é exatamente o oposto de ansiedade. Não é possível estarmos relaxados e, ao mesmo tempo,
ansiosos. Vivemos num mundo ansioso e acelerado e se não prestarmos atenção, somos levados por esta correria diária. Ter consciência disso e simplesmente frear já é um grande passo que podemos dar. Você já aprendeu a fazer a respiração diafragmática, o próximo passo agora é o relaxamento.

O Relaxamento é um momento dedicado exclusivamente a você, uma oportunidade pessoal de descanso profundo que proporciona recuperação física e equilíbrio emocional. Com um relaxamento profundo a mente
é conduzida ao estado alpha, que se caracteriza por ondas cerebrais de menor frequência e maior potência. O relaxamento consciente também prepara o corpo para o sono quando estamos agitados, permitindo um sono de boa qualidade, de forma que o inconsciente resolva seus conflitos subjacentes pelos sonhos e facilite a regeneração psicossomática. Depois de um bom relaxamento, o sistema nervoso se acalma, as reações emocionais se equilibram e a mente se tranquiliza. Relaxar é um treinamento de desapego, entrega, descontração, liberação do controle sobre o corpo. O relaxamento é uma habilidade que se adquire com a prática, portanto é necessário praticar assiduamente e quanto mais o fizer mais aprenderá a relaxar e mais profundo será o relaxamento.

Para relaxar é importante:

  • Escolha, para praticar o relaxamento, um momento em que não tenha pressa nem esteja preocupado pelo que tem que fazer depois, ao menos nas sessões iniciais.
  • Dedique entre 15 e 20 minutos a pracá-la.
  • Procure um lugar tranquilo aonde ninguém o possa incomodar e isolado onde nada o possa incomodar e isolado de ruídos, luzes e outros esmulos que o possam distrair ou incomodar.
  • Desligue o celular.
  • Utilize roupas confortáveis que não façam nenhuma pressão.
  • Coloque-se numa postura cômoda (a melhor é deitado com os braços estendidos, paralelos ao seu tronco e com as mãos viradas para baixo) e abstraia-se de todos os seus problemas centrando-se no relaxamento.
  • Feche os olhos para se concentrar mais depressa.
  • Coloque uma música suave.
  • Pratique cada sessão durante vários dias seguidos (preferencialmente uma semana) antes de passar a seguinte.

Existem vários tipos de relaxamento. Basicamente, feche os olhos e concentre-se na sua respiração e vai perceber que, aos poucos, todo o seu corpo vai desacelerando. Coloque a sua atenção em cada parte do seu corpo, sinta o grau de tensão existente e relaxe totalmente. Você pode começar pela cabeça indo até os seus pés. Toda a vez que a sua mente divagar, traga-a de volta para o seu corpo.

À medida que você praticar o relaxamento vai perceber que o seu dia a dia será muito mais calmo e você terá muito mais controle sobre a ansiedade. Suas atitudes serão mais serenas e saberá lidar com as situações estressantes sem se deixar afetar por elas. Para aqueles que tiverem interesse estou disponibilizando um relaxamento completo. Solicite gratuitamente o seu pelo email: sergio.psi@hotmail.com.